Plano de Desenvolvimento Institucional Ufes 2021 - 2030

Missão, Visão e Valores da Ufes (2020 - 2029)

A UFES já tem definida sua Missão, Visão e Valores para os próximos 10 anos! Em reunião com o Comitê Central para elaboração do PDI (grupo formado pelo Reitor, Vice-reitora, Pró-reitores, Diretores de centro e três representantes do Conselho Universitário), foram definidas essas três questões que são a base para a formulação do Plano. Os membros do Comitê Central definiram a Missão, a Visão e os Valores da Universidade levando em consideração os resultados da Pesquisa de Opinião feita, que agregou respostas de membros de toda a comunidade universitária, ressaltando assim o caráter participativo da construção do PDI.

Relembre os resultados da Pesquisa de Opinião: https://blog.ufes.br/pdi2020-2029/2019/11/11/resultados-da-pesquisa-de-opiniao-2/

É importante também relembrar o significado desses conceitos. A MISSÃO é a razão de ser da instituição, seu propósito e sua finalidade. Revela a identidade organizacional. Devemos responder a seguinte pergunta: para que a UFES existe?

A VISÃO é o principal alvo que queremos alcançar no futuro. É um lugar no futuro aonde queremos estar. Devemos responder a seguinte pergunta: onde a Ufes quer e pode estar em 2029?

Os VALORES são aqueles que a instituição identifica e compartilha em seu dia-a-dia e que determina como a coisas devem ser interpretadas e executadas. Devemos responder a seguinte pergunta: quais princípios, condutas e atitudes a Ufes precisa colocar em prática para fazer com que a sua Missão possa acontecer?

Dessa forma, a Missão, a Visão e os Valores servirão para balizar todas as ações estratégicas da UFES para os próximos 10 anos, tanto no meio acadêmico quanto no meio administrativo.

Além disso, o Comitê Central definiu também os Desafios Institucionais do PDI 2020 – 2029. Os Desafios são grandes temas a serem enfrentados pela Universidade nos próximos 10 anos, e organizarão os objetivos estratégicos e metas do PDI em seus respectivos arcabouços temáticos. O Comitê Central está em fase de priorização desses Desafios, para definir quais serão trabalhados num primeiro momento.

Desse modo, seguem abaixo a MISSÃO, a VISÃO, os VALORES e os DESAFIOS INSTITUCIONAIS definidos para o PDI UFES 2020 – 2029:

MISSÃO: Garantir a formação humana, acadêmica e profissional com excelência, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, com a produção de avanços
científicos, tecnológicos, educacionais, culturais, sociais e de inovação, e a promoção dos direitos e da inclusão social.

VISÃO: Ser reconhecida como instituição pública de excelência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão, comprometida com a inclusão
social, a interiorização, a inovação e o desenvolvimento sustentável da sociedade brasileira, em particular do Estado do Espírito Santo.

VALORES:

• Compromisso com os interesses e as necessidades da sociedade brasileira, em particular a capixaba;
• Interlocução e parceria com a sociedade;
• Defesa da universidade pública, gratuita, laica, pluriétnica e socialmente referenciada;
• Comprometimento com a excelência do ensino, da pesquisa e da extensão;
• Defesa e respeito às diversidades étnico-raciais, de gênero, culturais, sociais e regionais de nossa população;
• Gestão democrática, transparente, participativa e efetiva;
• Compromisso com a valorização das pessoas e defesa intransigente dos Direitos Humanos na garantia do Estado Democrático de Direito;
• Compromisso com o coletivo, a pluralidade, a acessibilidade, as ações afirmativas e a democratização do acesso e da permanência estudantil;
• Defesa permanente da autonomia universitária;
• Garantia da liberdade de ensinar e de aprender;
• Atuação calcada em princípios éticos e de sustentabilidade (social, econômica e ambiental).

DESAFIOS INSTITUCIONAIS

Internacionalização
Desenvolvimento de pessoas
Qualidade de vida
Inovação
Esporte, cultura e arte
Infraestrutura e acessibilidade
Ações afirmativas
Imagem Institucional
Sustentabilidade ambiental
Sustentabilidade econômico-financeira

Os Desafios Institucionais listados acima ainda passarão por um processo de priorização pelo Comitê Central.

Tags:

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.